Início » Corrimão inox
Corrimão inox
Um equipamento imprescindível para a segurança e acessibilidade em um estabelecimento de acesso público é o corrimão inox. Utilizado como apoio para subir escadas ou passar por rampas, é um auxílio que assegura ao portador de deficiência (PCD), gestantes e idosos, autonomia e segurança durante a caminhada.
O corrimão inox é obrigatório em locais com escadas e rampas, os quais podem oferecer riscos de quedas. É considerado item de segurança, conforme norma ABNT e Corpo de Bombeiros. Pode ser chamado também de mainel.
O inox é uma matéria-prima resistente à oxidação, umidade e intempéries do tempo, sendo também uma exigência da ABNT. Portanto, pode ser utilizado tanto em ambientes externos quanto internos.
Corrimão inox conforme NBR 9050
A Lei de Acessibilidade segue com rigor os padrões estabelecidos pela norma 9050 da ABNT, que determina os critérios para garantir acessibilidade em locais de acesso público, como órgãos públicos, academias, hospitais e empresas.
Seguir o padrão necessário para determinada situação não só implica em estar de acordo com a Lei de Acessibilidade, a fim de obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), como também oferecer maior segurança e auxílio para todos os clientes e colaboradores.
Modelos de corrimão inox
Abaixo confira os principais modelos de corrimão inox:
- Corrimão inox simples: modelo de corrimão inox padrão. É composto de um único tubo fabricado de acordo com as características estabelecidas na NBR 9050, como ter diâmetro entre 3 cm e 4,5 cm.
- Corrimão inox duplo: voltado para locais com acesso a crianças, como escadas e rampas de escolas e hospitais. São dois tubos com a altura do chão de cada corrimão, respectivamente, 92 cm e 70 cm.
- Corrimão inox duplo central: considerado como intermediário, deve ser instalado em passagens com largura maior do que 2,20 m, conforme determina a norma NBR 9050.
- Corrimão inox para piscina: obrigatório em piscinas que contenham escadas, como em academias, clubes e parques.
Características obrigatórias do corrimão inox
Por ser encontrado em paredes auxiliando nas passagens; em escadas servindo de apoio; e no auxílio de quem caminha por rampas, o corrimão inox precisa ter características obrigatórias para ser considerado seguro e funcional, conforme a ABNT. Veja as principais:
- Altura do corrimão: entre 80 cm e 92 cm (Em caso de duplo, 92 cm e 70 cm);
- Espaço livre mínimo de 4 cm entre o corrimão e a parede;
- Prolongamento de 30 cm antes e depois do final de escadas e rampas;
- Para melhor ergonomia, deve ser contínuo (sem arestas), resistente às cargas pesadas.
Instalação do corrimão inox
Vale sempre lembrar a importância da orientação técnica para que a instalação do corrimão inox seja feita corretamente, conforme as diretrizes da ABNT.
A Projinox tem mais de 20 anos de experiência no mercado, trabalhando com projetos de grande importância para a população, como mais de 40 estações de metrô em SP, que recebem diariamente milhões de pessoas. Entre outros projetos de destaque, está também o atendimento ao escritório da ABNT em São Paulo.
A empresa conta com departamento de engenharia que faz todo o cálculo necessário, fornecendo no fim da obra a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Além de profissionais capacitados, a Projinox tem também um parque fabril moderno que permite uma produção rápida e eficiente, priorizando a qualidade e excelência no acabamento final.